segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Conheça a história do Patrono da Escola Cásper Líbero

Foto: Gazeta Press

História do Patrono da Escola Cásper Líbero


Cásper Líbero - Uma das mais brilhantes personalidades da imprensa brasileira em todos os tempos - nasceu em Bragança Paulista, interior de São Paulo, em 2 de março de 1889.
Inteligente e inquieto, já aos 20 anos entrava no mercado de trabalho, ao se formar na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Dois anos depois, fundava o jornal "Última Hora", vespertino de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro e, aos 23 anos, criava a primeira agência de notícias do estado de São Paulo - a Agência Americana.
Dotado de genial visão de marketing e ampla sensibilidade jornalística, revolucionou o conceito de jornalismo no país. Em 1918, aos 29 anos, tornou-se diretor e proprietário do vespertino A Gazeta, transformando-o num dos maiores órgãos de imprensa da época.
Modernizou o jornal, ao importar rotativas da Alemanha, substituir o telégrafo pelo teletipo e implantar novas técnicas de gravura, composição e impressão gráfica - a primeira em cores, no Brasil. Implantou, ainda, nova dinâmica no transporte e distribuição do jornal, possibilitando que os exemplares chegassem às mãos dos leitores em tempo recorde.
Em 1939, inaugurou o
Palácio da Imprensa, como viria a ser chamada a sede própria do jornal
A Gazeta na antiga Rua Conceição, atual Avenida Cásper Líbero. Foi o primeiro prédio construído no Brasil com todas as características apropriadas para redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal.

Idealizou, ainda,
A Gazeta Esportiva, inicialmente, publicada como encarte de A Gazeta, que viria a ser considerado o mais completo jornal de esportes da América Latina, batendo recordes de tiragem durante a realização da Copa do Mundo de Futebol de 1970.
O sucesso de A Gazeta, contudo, não era suficiente para o ainda jovem jornalista.
Sua meta era criar um complexo de comunicações.
Na década de 40, adquire a Rádio Educadora - que passou a se chamar
Rádio Gazeta, tornando-se uma das mais respeitáveis emissoras da época, chegando a ser chamada de "Emissora de Elite", por sua programação diferenciada.
Em 27 de agosto de 1943, Cásper Líbero falece, vítima de um acidente aéreo, no Rio de Janeiro. Conforme sua vontade, expressa em
testamento, é constituída a Fundação Cásper Líbero - um complexo de comunicações que reúne, hoje, a TV Gazeta, Rádio Gazeta AM/FM, os jornais A Gazeta e A Gazeta Esportiva, hoje gazetaesportiva.net, a FCLNet, além da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e o Grupo Cidadania Empresarial.
Texto: Fundação Cásper Líbero

Nenhum comentário: